sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ORQUESTRA A BASE DE SOPRO NO SHOW "NOSSOS COMPOSITORES"

Neste domingo, 02 de setembro, as 11:30h, teremos uma belíssima apresentação da Orquestra À Base de Sopro no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.

No show intitulado "Nosso Compositores", também gravado em CD e DVD que foi lançado em junho 2012 no Teatro Paiol, faz parte do programa Domingo Onze e Meia.
Orquestra  à Base de Sopro apresenta o show "Nossos Compositores", no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Foto:Divulgação/ FCC

A orquestra é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e dirigida pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica formada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.

Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD "Mestre Waltel", a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além da divulgação da música brasileira, desde as composições para bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com o grupo, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta , Itiberê Zwarg, Joyce Moreno e André Mehmari. 

Domingo Onze e Meia - Orquestra à Base de Sopro
Lançamento do CD e DVD "Nossos Compositores"
Local: Conservatório de MPB – Praça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem).
Data e horário: 02/09/12 (domingo), às 11h30
Entrada franca

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HOMENAGEM A VINICIUS DE MORAES – O POETINHA


Novamente a boa música se faz presente no pequeno auditório da e-Paraná, que apresenta mensalmente um programa de rádio com auditório - Transmissão ao vivo - Músicos e platéia.
Este mês a homenageada será a Vinicius de Moraes.


Vinicius de Moraes (O Poetinha) – 19.10.1913 – 09.07.1980.
Poeta, jornalista, dramaturgo, compositor, diplomata brasileiro. Sua obra: Litratura, cinema, teatro e música. Parceiros: Inúmeros.
Quem não conhece a imortalizada “Garota de Ipanema”, e diversas outras músicas imortalizadas no gosto popular, que serão interpretadas por músicos curitibanos, neste sábado no canal da música.

Em referência aos grandes nomes da música popular Brasileira, as rádios e-Paraná FM (97.1 MHz) e AM (630KHz) irão transmitir ao vivo esta homeangem a Vinicius de Moraes, representado na voz de cantores curitibanos.

A apresentação deste evento esta a cargo do excelente jornalista Sílvio de Tarso. Direção musical de João Egashira.

Data: Nesse sábado - 11 de Agosto de 2012
Horário: 16:00h
Local: Pequeno Auditório do Canal da Música
Endereço: R. Júlio Perneta, 695 – Mercês
Ingresso: Gratuito com entrada franca.

Classificação livre - Chegue cedo.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BAR BOTAFOGO - ACONTECE


Um bar da década de 40 (29.11.1949), um tanto pequeno mas aconchegante, tradicional e de muita história, é o segundo bar mais antigo da capital paranaense. Seus proprietários Braga e Cris proporcionam um atendimento e um clima de quem é de casa, sempre com uma recepção calorosa. Aparentemente ninguém diria que existe um bar tão bacana naquela localização, estamos falando do Bar Botafogo.
Público frequentador acima dos 30 anos. Música ao vivo todas as sextas-feiras, de ótima qualidade (chorinhos, MPB e canções das décadas de 70/80, e reduto do samba de raiz, antes era do futebol), e agora aos sábado também tem programação musical, a partir das 17h.
Cardápio com saladas e petiscos variados.

O que mais chama atenção é que o inesperado acontece em termos musicais e os bons ouvintes da música de qualidade agradecem.
Os músicos locais que compõe o grupo (Didi do Cavaco – voz e cavaquinho; Claudio Hess - voz e violão; Beto – pandeiro e Seco – Voz e percussão) por si só já bastariam, pois o repertório deles é maravilhoso, fora de qualquer suspeita, mas o que é de ótimo, é você frequentemente ver músicos curitibanos darem o ar de sua graça por lá como (mãe Orminda, Maurício do Violão, Juarez, Ricardo Salmazo, Julião Boêmio, Daniel Miranda (fotos 2) e inúmeros outros que é claro vou acabar não lembrando de todos), que vêm para engrandecer e inebriar ainda mais a noite da gente com uma canja. 


Agora, falando de inesperado, é eventualmente a gente ter a felicidade de cruzar com celebridades no bar, ai sim a emoção vai a flor da pele. Recentemente pude presenciar tocando juntos, Daniel Migliavacca no bandolim, Daniel Miranda no sax e o premiadíssimo e renomado Marcelo Cigano no acordeon (Foto 3), nada poderia dar errado, a noite um brinde ao público.


Nota:
Marcelo Cigano: Autodidata, de família de músicos, influenciado por conhecidíssimos músicos acordeonistas. Premiadíssimo internacionalmente, 1º e 3º lugar no 2º Festival Internacional V. Acordeon Rolanda, 1º lugar no Concurso Nacional da Associação de Acordeonistas no Brasil e muito mais, e reconhecido nacionalmente.


FELIZ NATAL e PRÓSPERO 2015