Mensalmente o Auditório do Canal da Música através da é-paraná (Paraná educativa) abre as portas e oferece ao público uma proposta diferenciada.
Um programa de auditório com transmissão ao vivo, onde o público é convidado gratuitamente a apreciar um gênero musical.
Diversos artistas e grupos principalmente Paranaenses já se fizeram presentes neste palco. Destaques para as vozes femininas, música caipira de raíz, instrumental, forró entre vários outros.
E agora será a vez do FANDANGO.
Aqui para nós Paranaenses, o Fandango é uma festa típica de caboclos e pescadores que habitam a região litorânea do estado.
Será neste Sábado - 22.10.2011 - As 16:00h
Teatro do Canal da Música - Rua Julio Perneta, 695 - Mercês
Apresentação do jornalista Silvio de Tarso.
Participação do grupo Meu Paraná, Orquestra Rabecônica do Brasil, músicos Ulisses Galetto e Grace Torres (grupo Fato) e integrantes da Família Pereira.
Para você que já conhece, aprecia ou tem interesse, venha agregar conhecimento e cultura.
Coloque na sua programação, se faça presente.
Você apreciará muitas histórias, música e folclore, ou ouça a transmissão direta pela rádio Paraná Educativa.
NOTA:
O Fandango (caiçara) chegou ao nosso litoral por meio de colonos açorianos, com muita influência espanhola e também portuguesa por volta de 1750. E como era natural a nostalgia de casa, procuravam recordar a pátria com danças de suas terras.
Em contato com os silvícolas, cuja dança também era de roda, eles acabaram formando o Fandango Parnanguara que é um misto de danças Espanholas e portuguesas com as danças dos nossos índios carijós.
O Fandango é determinado por um conjunto de danças chamadas (marcas), que podem ser bailadas (dançadas) e batidas (sapateadas, usando tamancos de madeira) e algumas valsadas, que na época passou a ser batido principalmente durante o Intrudo (percussor do Carnaval). Nestes 04 dias de festa a população não fazia outra coisa senão bater o Fandango e comer Barreado, que é um prato típico a base de carne e toucinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.